SOLUÇÕES PRESTO LABOR - PCA - Programa de Conservação Auditiva
PCA – Programa de Conservação auditiva é um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, é um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas. Onde existir o risco par a audição do trabalhador há necessidade de implantação do PCA.
Quando deve-se fazer o PCA?
Todas as empresas que tiverem trabalhadores em regime CLT expostos a altos níveis de ruídos e pressão sonora devem, obrigatoriamente, fazer a implementação do Programa de Conservação Auditiva (PCA).
Quais os objetivos do PCA?
Além da realização da audiometria ocupacional, que é o exame realizado para medir a capacidade auditiva do trabalhador, o PCA contempla outras ações, tais como: reconhecimentos de riscos para audição, gerenciamento da saúde auditiva do trabalhador por meio da análise das audiometrias ocupacionais, medidas de proteção auditiva individual e coletiva, motivação e uso eficaz da proteção auditiva e treinamento dos trabalhadores.